Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conhecamelhornossotrabalho.blogspot.com

Quando os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde dirigem-se à sala de informática da instituição e, ao começar a navegar na internet, deixam a página inicial do navegador carregar, logo se deparam com o blog da escola panambiense, criado em 2008. E é grande a chance de que eles se vejam no blog ou ali localizem, em uma foto, alguns de seus colegas.

As escolas panambienses têm aproveitado de forma satisfatória os recursos desta ferramenta, o blog, que, como se sabe, pode ser criado gratuitamente e que, para o básico – postagem de texto, fotos e vídeos –, possui opções interessantes. Algumas instituições atualizam seu blog de forma mais constante; outras, nem tanto, mas o site está ali, ativo, como uma maneira ágil e imediata de estabelecer conexão entre a escola e o mundo que a cerca. Pelo menos nove Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Panambi têm seu blog.

Uma certa resistência, mas uma aceitação muito maior
“Nosso blog registra as mais diversas atividades desenvolvidas na escola (como a recente festa junina e os jogos internos). Por exemplo, os alunos fazem trabalhos com os professores, como vídeos e apresentações de slides, e depois eu publico”, conta a coordenadora do laboratório de informática da escola Poncho Verde, no turno da noite, Maria Dalva dos Santos Lima – há ainda uma coordenadora do turno da manhã e outra da tarde.

Idealizadora do blog da escola (www.ponchoverde.blogspot.com) e a única responsável pelas atualizações, Maria Dalva revela que, se por um lado muitos professores lhe passam com frequência materiais para serem postados, por outro, alguns ainda não chegaram a pedir a postagem de atividades. “Alguns são resistentes a recursos tecnológicos… Mas ninguém nunca foi contra o blog; quando propus a criação e argumentei, fui contagiando os professores, e eles foram bastante a favor.”

Também há, no blog da escola, um banner para se acessar um outro site da instituição criado por Maria Dalva, no qual os alunos podem resolver exercícios formulados pelos professores. O formato dos exercícios é bastante atrativo, desenvolvido com o software Hot Potatoes, que cria exercícios sob a forma de objetos digitais. E em 2010, durante a Copa do Mundo, a instituição participou de um blog conjunto idealizado pela professora Marise Brandão, do Rio de Janeiro. O blog (www.juntosnacopa.blogspot.com) envolveu oito escolas do Estado do Rio de Janeiro e, além da escola Poncho Verde, também a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, de Ijuí. No blog, as escolas postavam as atividades desenvolvidas com alunos alusivas à Copa, e ele se tornou um canal bastante integrativo entre diferentes instituições.

Democratização do espaço escolar
Organizados caprichosamente em cima de uma mesa para serem fotografados, os últimos livros recebidos pela biblioteca da EMEF Bom Pastor formam, no blog da escola, um convite à leitura. “Bom dia! Fim de semana chegando… que tal ler um bom livro?”, diz parte da postagem. Criado em 2009 e com o mesmo objetivo de divulgar as atividades da instituição, o blog da escola Bom Pastor (www.emefbompastor.blogspot.com) também é a página inicial dos computadores da escola – e isto tem trazido bons resultados. “A monitora do laboratório de informática, Silvia Cristina Camargo Hentges, teve a ideia de transformar o blog na página inicial de navegação dos computadores. Por meio desta iniciativa, as visitas ao blog aumentaram bastante”, relata a responsável pelas atualizações, a bibliotecária Cristina Barbas.

Para a diretora da instituição, Ieda Cavalheiro de Oliveira, o blog proporciona a democratização do espaço escolar. “Para o Bom Pastor, ter um blog é facilitar a comunicação e divulgar o trabalho de toda a comunidade escolar usando a tecnologia”, considera. E, para a alegria de todos, o blog passa os limites de Panambi e acaba chegando, por exemplo, a pessoas que a escola faz questão que conheçam as atividades feitas no ambiente escolar: os familiares. “Alguns alunos possuem familiares que moram fora de Panambi e que, assim, acessam o blog para ver os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes”, conclui Cristina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário